Introdução
Ao decidir fazer o trabalho com este tema quero contribuir para um bom aproveitamento dos que são pedagogos, para enriquecer os conhecimentos acerca do conteúdo abordado e também com o objetivo de apresentar alguns aspetos sobre o pouco que sabemos da vida, da obra e dos ensinamentos deste Grande filósofo que foi Confúcio, o seu legado agrega muito valor a qualquer um que queira beber de sua fonte, pois foi uma das suas características, levar o conhecimento a todos, sem distinção, estabeleceu uma verdadeira fraternidade.
Contaremos um pouco sobre sua vida, seus ensinamentos, seus discípulos, como viveu e como morreu. O que sua filosofia de vida enfatizava na questão moral, política e social. A sua influência na sociedade em que viveu, seus interesses e ideias notáveis. Os valores que deixou tanto para sua época quanto para os dias de hoje, muito embora sabemos que tudo o que foi escrito sobre ele foi quase quatro séculos após a sua morte. Sabemos também, que quando vamos estudar estes grandes seres que agregam valor e sabedoria à história humana, muitos dos factos, dados históricos e como viveram fazem parte de lendas que se criam ao redor deles.
Quem foi Confúcio?
Considerado um dos maiores filósofos orientais, Confúcio nasceu aproximadamente em 551 a.C., em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, o atual condado de Qufu, província de Shandong.
Os seus ancestrais eram grandes escravistas nobres do Reino Song. O seu bisavô, devido ao fracasso político, fugiu para o Reino Lu, a sua terra natal, onde o seu pai se instalou e fez família. Conta-se que o seu nascimento aconteceu após seu pai, aos 70 anos, ter desposado uma jovem de 13. Havia uma necessidade dele, em participar de uma cerimónia que se realizava com oferendas e sacrifícios perante o túmulo dos seus antepassados e esta participação era condicionada à posse de um filho varão. Todavia, do seu primeiro casamento teve 9 filhas e do segundo, um filho que nascera com deficiência psíquica, portanto foi com o nascimento de Kung-Fu-Tse ou o mestre Kung, (Confúcio é a transformação em latim de K´ung Fu-tzu, ou Mestre K’ung), que permitiu a seu pai participar da tão esperada cerimónia.
Diz-se que Confúcio se tornou órfão muito cedo, e que por isso trabalhou desde cedo para ajudar no sustento da casa. Emprega-se como pastor, guarda-livros, etc. Na infância gostava de praticar as cerimónias e fazia-as de forma intuitiva. Tinha o hábito de preferir conversar com os sábios e anciãos e ler muito, ao invés de brincar com as crianças de sua idade. Na adolescência decide aprofundar os seus estudos e tornar-se um sábio. Aos dezassete anos assume o posto de funcionário público. Com vinte cinco já é conhecido por todo ambiente cultural da China, destacando-se pelos seus inigualáveis valores, onde se destacam o aprofundamento no estudo da história, política e filosofia moral. Outra característica marcante em Confúcio foi a sua notável inteligência, onde podemos dizer que foi um autodidata, pois assimilava, através da leitura, os ensinamentos dos livros clássicos da época. Diz-se que se tornou um dos primeiros professores privados da China e que teve três mil discípulos, dos quais 72 foram notáveis. Ou seja, não teve Mestre e sim discípulos.

Confúcio junto com Moisés e Maomé entre os maiores legisladores do passado. Boubloub. Creative Commons.
O Celeste Império e o encontro com o grande sábio
A viagem que realizou à capital do celeste império impressionou-o a tal ponto, que o fez sentir herdeiro de um reino de reis e sábios. Entra em contato com os templos, as estátuas e sente-se em contacto com a sabedoria de seus ancestrais. Ao observar os templos, os edifícios, a ordem e a cultura ali desenvolvida compreendeu o sentido de perpetuação e a continuidade das ideias, embora não soubesse como iria orientar os governantes de sua época.
Não se sabe ao certo, ou se é apenas uma lenda, conta-se que com esta viagem acontecera o encontro com o grande velho sábio Lao Tsé, deste encontro Confúcio compreendeu o sentido de caminho (Tao) e dos decretos do Céu.

Estátua de Lao Tzu em Quanzhou. Creative Commons. Domínio Público.
Para garantir a harmonia entre o universo, a natureza e o homem, Confúcio adotou este conceito chinês antigo, o Tao, sendo a harmonia predominante no universo. O Tao ou caminho seria a via para se chegar à verdade. Para atingir esta harmonia é preciso equilíbrio, evitando excessos ou faltas. Sendo, ele o caminho do universo, a norma, o poder propulsor de toda a natureza, o princípio ordenador de toda a vida. Basicamente espírito em vez de matéria, ele não se exaure; quanto mais utilizado, mais ele flui, pois é a fonte inesgotável, o espírito do universo, e também o caminho da vida humana. Ao homem era imprescindível encontrar o seu caminho, mesmo que este se desse ao fim de sua vida.
Tratando-se dos Decretos do Céu, essa ideia indica que o Céu importa-se profundamente com o bem-estar do povo, e o imperador é enviado expressamente para promover esse bem-estar. Ele governa em função destes Decretos e permanece imperador apenas na medida em que exerce essa função. Assim que ele esquece a sua função e começa a governar visando seus próprios interesses, o Céu retirará o Decreto e elegerá alguém mais merecedor para a tarefa. Contudo Confúcio vai mais além, sendo o Decreto do Céu um imperativo moral e, como tal, não era mais restrito ao imperador, todo e qualquer homem estava sujeito ao Decreto do Céu, que o obrigava a ser moral e transformava em dever, estar à altura das demandas desse Decreto.
Em síntese, este encontro faz perceber que há uma pequena diferença entre os dois, Lao-Tsé já era tido como um grande sábio, a sua visão mais transcendental, mais metafísica, tinha uma vida mais asceta. Já Confúcio, defendia em seus ensinamentos que o homem deveria formar-se nesse mundo (mesmo que ilusório), através da Organização, da Ordem, da Ética, da Política, da Virtude. O homem espiritual, não tem necessariamente que levar uma vida ascética, porque a união com o espiritual dá-se dentro de nós.
Após esta viagem, Confúcio começa a ser conhecido e amplia assim a amizade com outros reinos que chegam a disputar a sua presença para absorver o seu conhecimento. Ele viaja por vários reinos. Todavia o seu interesse em ensinar, leva-o a voltar ao seu reino e fundar uma escola, ao estilo platónico, contrapondo-se ao sistema educacional existente. Para ele, a formação individual interior deve ser levada àqueles que tenham interesse em se desenvolverem e não apenas a poucos. A sua pedagogia estava à frente de seu tempo: preconizava um ensino aberto a todos, sem diferenciação de origem social.
Com isso, Confúcio atinge um número elevado de discípulos e amplia e eleva o conhecimento, a tal ponto que começa a ser tachado de um ser sobrenatural com poderes parapsicológicos, posição que ele discorda, esclarecendo apenas que isso provém da utilização do seu senso comum, que liga as causas aos efeitos com suficiente aproximação.
Nesta altura chega a ocupar o cargo de ministro da Justiça e a sua ação é tão eficaz, promovendo grandes melhorias e tornando o estado de Lu, uma real fortaleza tanto no nível físico quanto no nível moral, que começa a gerar uma certa inveja, o que leva os reinos vizinhos a unirem-se para derrotá-lo, e fazem-no atingindo o príncipe de Lu, enviando-lhe riquezas e dançarinas, e este passa a não o ouvir mais, nem aceitar os seus conselhos. Com isso Confúcio, revolta-se, e também magoado abandona o reino e vai andar pelo país instruindo reis, mendigos, lavradores, príncipes, jovens e velhos. Os discípulos acompanhavam o mestre em suas andanças, escutavam e questionavam o mestre sobre diversos temas. Nesses diálogos é que acontecia a aprendizagem.
Final da vida e Obras
Na velhice, começou a dedicar-se a colecionar livros. Ele escreveu o livro Annals of Spring and Autumn e revisou Li e Le, obras clássicas da China. Há outras cinco obras que são consideradas cânones pela escola confucionista. Os Anais da Primavera e Outono é a crónica mais antiga que permanece bem preservada até hoje, e exerceu enorme influência em obras históricas posteriores no país.
Morre aos 73 anos na sua cidade natal, a sua morte foi profeticamente anunciada a seus discípulos. Sua última frase antes de morrer: O homem sábio murcha como a planta! Não existe ninguém no império que me queira como mestre! Meu tempo de morrer chegou. (Analectos, 56).
Após a sua morte, os seus escritos passaram às mãos de seu neto Tsé-Tsé, que foi quem os passou adiante a seus discípulos, em especial Mêncio, que compilaram a obra mais conhecida, os Analectos, no qual as atividades de Confúcio são registradas, em particular, as suas palavras, as suas ideias sobre filosofia, educação, e política, e também onde estão a maior parte dos seus trabalhos.
Doutrina
A filosofia de Confúcio sublinha uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça, a ética e a sinceridade. Estes valores trariam a plasmação na terra da Ordem Celestial.
A ética sendo a conduta humana, reflete os seus princípios. Isso é harmonia, isso é coerência. Não é por nascimento, mas sim por conduta e mérito, por educação. Educar o ser humano para ser um homem Ju. Um ser amável e gentil, ama o estudo e o trabalho, sereno e flexível, compreende que o exemplo exerce uma grande influência. É o mais capaz, mais virtuoso. Não precisa ser um homem perfeito, desde que os seus vícios e defeitos não sejam tão grosseiros que possam ser apontados. Para extrair da vida o que ela tem para nos oferecer, tem que ter um instrumento, uma forma, e Confúcio chama isso de protocolo. Esse protocolo é a ética.
Confúcio ensinava os homens a serem felizes, siga o protocolo da vida e será feliz. Através da harmonização, da elevação, levaria o homem à cúspide emocional, mental e espiritual.
A política – Li, é a ordem para conduzir e harmonizar os povos. Para Confúcio, um bom governo baseava-se na preocupação do bem-estar, na felicidade dos indivíduos, no bom exemplo do uso do poder e confiança na bondade humana. É preciso conduzir à consciência. Não basta condicionar, pois quando se tira o condicionamento, torna-se a má conduta. Tornar o homem mais homem e não mais animal. Não se trata de ter ou estar, mas sim de Ser. Quanto mais próximo a minha forma estiver da minha essência, mais humano e ético sou. Aquele que mais se aproxima conduz os demais. Não posso governar um país se não governo a minha casa, não posso governar a minha casa, a minha família, se não governo a mim mesmo.
Contudo Confúcio entende que há uma consciência de igualdade. Em essência somos iguais, em forma somos diferentes, por isso há uma hierarquia que vai do superior ao inferior e está relacionado com base no que se conhece e se domina, até ao que se ignora e submerge no instintivo.

Retrato de Confúcio por Wu Daozi da dinastia Tang. Domínio Público.
Religião Confucionista
Apesar de muitos considerarem o confucionismo como religião, na verdade, não podemos considerá-lo como tal. Afinal, Confúcio não pregava a adoração de um Deus ou instituiu dogmaticamente uma crença. O seu pensamento estava destinado a servir como orientação para uma vida melhor. Quando lhe faziam perguntas respondia a todas, menos às que se referiam a Deus, para essas ele respondia, mostre respeito pelos deuses, mas mantenha-os à distância e se havia vida após a morte. Dizia que devemos pagar o bem com o bem, e ao mal fazer justiça.
Ao ser perguntado por um discípulo: Mestre qual é a forma mais idónea de servir aos deuses? Antes de servir aos deuses, preocupa-te em servir aos homens que te rodeiam, de fazê-los nobres, valorosos, honrados, justos e virtuosos, e uma vez realizado o anterior, dedica-te aos deuses e à transcendência, dizia ele.
O amor dá paz. Doar sem esperar recompensa, isso é o amor. Segundo Confúcio, no caminho para a vida do bem, deve-se desejar o bem, seguir o bem, repousar no amor e agir com arte.
O confucionismo buscava exaltar sentimentos de respeito às tradições e aos idosos, culto aos mortos, manutenção do afeto dentro da família e exercício da caridade. A raiz das virtudes está na família. Ela é a unidade básica de uma sociedade, é o lugar onde as pessoas aprendem a amar e serem amadas e onde desenvolvem os seus princípios morais.
Todo o seu sistema moral permaneceu em seus quatro livros e também abrange uma série de ideias filosóficas e políticas que formavam os pilares do governo e da burocracia da China Imperial.
Conclusão
Mais do que belas palavras, a sabedoria chinesa em torno de Confúcio continua sendo bem aplicável nos dias de hoje. Embora não tenha recebido grande reconhecimento em vida, as suas ideias ainda influenciam diversas culturas e tradições asiáticas, entre elas a chinesa, japonesa, coreana e vietnamita.
Com uma filosofia simples e direta, esse sábio dedicou a sua vida ao bem. Podemos considerar que foi simplesmente um dos maiores sábios da humanidade. Seus ensinamentos também continuam iluminando a consciência de muitos estudantes e pensadores dos dias atuais em todos os continentes. Faz um bem enorme ler algo desse genial pensador e benfeitor da humanidade. Ajuda a refletir e eleva os pensamentos naquelas alturas inefáveis, às quais os sentidos limitados não alcançam. A sua filosofia baseada na ética e no humanismo moldou o modo de vida oriental. Abre o coração e eleva a consciência para aqueles que já vislumbram novos horizontes.

Meio retratos do grande sábio e dos homens virtuosos da antiguidade – Meng Ke, conhecido por Mêncio. Domínio Público.
Frases de Confúcio
Confúcio não podia compreender a falta de força nos seus discípulos. Um dia em que ouviu uma conversa em que um deles dizia que achava excelente a Via do Mestre, mas que ele não tinha forças para fazer o mesmo, Confúcio replicou: Aqueles cujas forças acabam, caem esmagados no meio do caminho, mas se te limitas antecipadamente.
Eu devo indistintamente a todos os homens, porque considero a quantos povoam a Terra como membros de uma só e mesma Família, na qual tenho a sagrada missão de Instrutor.
Se nos colocamos na situação do outro, surge fácil o perdão.
Vale mais amar a virtude do que apenas conhecê-la. Vale mais ainda comprazer-se nela do que amá-la somente.
Sobre a fraternidade, primeiro aprende a amar e depois a conhecer: A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los.
Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.
Se queres prever o futuro, estuda o passado.
O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.
O silêncio é um amigo que nunca trai.
Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador.
Poema do seu discípulo Mêncio
O povo antigo, que aspirava à clara harmonia moral do mundo,
Punham primeiro em ordem a vida nacional; os que desejavam ordenar a vida nacional regulam primeiro sua vida familiar;
Os que desejavam regular a sua vida familiar cultivam as suas vidas pessoais; os que desejavam cultivar as suas vidas pessoais, arranjam primeiro os seus corações;
Os que desejavam unir os seus corações tornam primeiro sincera a sua vontade;
Os que desejavam tornar sincera a sua vontade chegavam primeiro a compreensão;
A compreensão provém da exploração do conhecimento das coisas.
Quando se alcança o conhecimento das coisas, atinge-se a compreensão;
Quando se atinge a compreensão, a vontade é sincera, o coração se harmoniza;
Quando o coração se harmoniza, cultiva-se a vida pessoal;
Quando se cultiva a vida pessoal, regula-se a vida familiar;
Quando se regula a vida familiar, a vida nacional é ordenada;
Quando a vida nacional é ordenada, o mundo está em paz, desde o imperador até o homem comum.
O cultivo da vida pessoal é a base de tudo.
É impossível que, quando o alicerce não esteja firme, se ache firme a superestrutura.
Nunca houve uma árvore de tronco fino cujos galhos fossem pesados e fortes.
Há uma causa e uma consequência nas coisas. É um começo e um fim nos assuntos humanos.
Conhecer a ordem de precedência é possuir o começo da sabedoria.
Rita de Cássia
Fontes de pesquisa
Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/as-licoes-do-mestre/
https://www.infoescola.com/filosofia/analectos-de-confucio/
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2020/01/5-pilares-centrais-do-pensamento-de-confucio.html
Leia mais sobre China Antiga em:
https://www.todamateria.com.br/china-antiga/
https://www.suapesquisa.com/historia/china/
Acrópole, Nova, Apostila tema V Confúcio
Confúcio, Os Analectos.
Imagem de destaque: Escultura e Templo de Confúcio (Imagem composta). Creative Commons.