A Chave do Triunfo
Em primeiro lugar, creio que devemos diferenciar o que chamamos êxitos do que é considerado um verdadeiro triunfo.
O êxito chega através do resultado feliz de um assunto, em que nos envolvemos, ou dos atos que levamos a cabo para atingir um determinado fim. Mas fazer algo com êxito não significa ser um triunfador.
De facto, toda a nossa existência é construída sobre vitórias e derrotas, quer dizer, sobre aquilo a que chamamos êxitos e fracassos, que se alternam no seu aparecimento e desaparecimento da nossa esfera de consciência. Qualquer ser humano com uma certa maturidade pode reconhecer e aceitar que, ao longo da sua vida, conheceu o sabor destes dois tipos de experiência.
O triunfo é algo mais complexo, pois não reside em coisas singelas, mas em alcançar objetivos mais elevados, graças à superação de dificuldades maiores. E por isso se relaciona de maneira natural, o triunfo com a vida, o bem mais precioso que se pode possuir, e resume-se na frase que marca o grande objetivo dos seres humanos: triunfar na vida.
Mas o que é triunfar na vida? Fomos levados a acreditar que é alcançar uma enorme quantidade de possessões de todo o género, ou uma comodidade que nos aproxima da felicidade, sem termos de fazer o mínimo de esforço.
Continue lendo