Pressione ESC para fechar

Tom Cruise

O Herói de Mil Faces. Segunda Parte

Alfredo Aguilar 0 587

Neste livro, Joseph Campbell explora a ideia de que as narrativas mitológicas geralmente compartilham uma estrutura fundamental. Daí o nome que escolheu, o monomito, já que os mitos são basicamente resumidos num, que contém todas essas características essenciais. Para explicar a jornada do herói, Campbell recorreu, além de alguns elementos de Freud, aos arquétipos de Jung, às forças do inconsciente e à estrutura dos ritos de passagem de Arnold van Gennep. Lembremos que a jornada do herói começa neste mundo normal e quotidiano, do qual parte à chamada da aventura, cruzando um umbral que o leva a um mundo sobrenatural onde não se rege a ordem e as leis do quotidiano. Embarca num caminho de provas, que tem de passar, até alcançar a vitória final e regressar vitorioso para conceder os seus dons aos seus semelhantes. Devemos considerar também que estas provas, apesar de serem simbólicas, podem aparecer na vida normal ou quotidiana de qualquer indivíduo e, uma vez chegado o caso, temos de reconhecê-las primeiro e depois superá-las. Ninguém está isento de provas nesta vida e, o ideal seria que o simbolismo dos mitos nos sirva de pauta, guia e orientação para poder enfrentá-las.

Continue lendo

Os Outros

Juan Adrada 0 406

As duas primeiras realizações de Alejandro Amenábar – Tesis (Morte ao vivo) e Abre los ojos (Vanilla Sky) – pressagiavam, apesar dos seus evidentes vazios e carências, uma carreira de êxitos a um jovem e imaginativo realizador que apoiava no mistério e na fantasia um mundo pessoal pleno de matizes e singularidades. O êxito de um primeiro filme é facilmente predizível. Geralmente é uma obra muito pessoal sobre a qual se esteve a trabalhar durante muito tempo, por vezes desde os anos de estudante e que foi repensada uma e outra vez até ao mínimo detalhe. Tal parecia ser o caso de Tesis, uma realização quase académica que bebia das fontes do suspense hitchconiano. Mas a coisa muda quando o novo realizador tem que submeter-se por inteiro às exigências e aos ritmos da indústria cinematográfica e ainda assim, continuar com o máximo empenho.

Continue lendo