Pressione ESC para fechar

Opinião

Meios de Comunicação. A Informação Confusa

Delia Steinberg Guzmán 0 106

Uma parte importante do mundo – o nosso mundo – vive à custa dos meios de comunicação social. Não é a maioria, mas em todo o caso é aquela que tem suficiente peso para atrair a atenção geral e tornar-se no centro dos acontecimentos.

E mais: se a história do nosso tempo tivesse que ser escrita e o enfoque histórico dependesse dos meios de comunicação, seriam contados alguns factos que dizem respeito às zonas do planeta e aos países que governam o destino de toda a humanidade, ou seja, que se falaria de poucos em detrimento de muitos que, como é habitual, permaneceriam na triste sombra do anonimato, nas trevas do desinteresse e do egoísmo. O curioso é que o egoísmo e o desinteresse não são naturais no coração do homem comum, mas crescem sob a asa da informação que lhe é oferecida, imitando inconscientemente as personagens que assim agem, podendo fazê-lo de outra maneira.

Muitas vezes foram feitas tentativas para mudar o mundo, e este século não ficou imune a essas tentativas. Em cada momento, individual ou coletivamente, um meio ou outro foi utilizado para alcançar essa mudança; e agora vemos que, apesar dos esforços de alguns e da hipocrisia de muitos, as coisas permanecem as mesmas. Por outras palavras: a única igualdade que conseguimos é que as coisas continuem como antes; que persistem a desigualdade, a injustiça, a exploração dos fracos em todos os sentidos, a corrupção e que as minorias continuam a determinar o curso da história ou, pelo menos, o que nela é contado.

Continue lendo

Julgamentos e Preconceitos: um Distanciamento Filosófico

Esmeralda Merino 0 328

A filosofia é intrinsecamente, amor à verdade. Embora não tenhamos a pretensão de conhecer ou alcançar a verdade absoluta, podemos tomá-la como guia e tentar direcionar até ela as nossas ações no quotidiano, naquilo que depende de nós, ou seja, em pensar e agir, porque a vida nos apresenta oportunidades para fazê-lo. Para tomar essa decisão não é necessário ter estudado Filosofia na universidade, pois todos somos filósofos por natureza.

O que significa pensar e agir com respeito à verdade? Basicamente, comportar-nos como o cavaleiro novato que, uma vez montado no seu cavalo, deve prestar atenção para tentar manejar adequadamente as rédeas da sua montaria, se quiser que ele o leve para onde pretende. Às vezes, isto exige deter o cavalo, que já se está movendo para um dos lados e corrigir o curso, se necessário.

Continue lendo

Inteligência Estética. Um Fator de Equilíbrio.

Quando falamos de equilíbrio ou de harmonia, do que falamos? Quando falamos de estética, a que no referimos? Estética, beleza, harmonia, equilíbrio, arte. São palavras que de alguma forma estão relacionadas, unidas, guardadas uma dentro da outra como numa boneca russa (matrioshka) que guarda dentro de si outra mais pequena, e, assim, até chegar à de menor tamanho, mas a mais importante, porque cria o modelo ou molde para todas as outras. Imagem: Apolo e as nove musas. Domínio Público

Continue lendo