Pressione ESC para fechar

Nietzsche

Zaratustra, o Mestre do Eterno Retorno

Sara Ortiz Rous 0 749

Na secção de Ecce Homo dedicada a Assim Falava Zaratustra, Nietzsche identifica a atitude integral de afirmação de Zaratustra com o conceito de Dionísio. Zaratustra é «o mesmo o eterno sim», que afirma e assume plenamente o eterno retorno. Mas no livro Assim falava Zaratustra, a apresentação da doutrina do eterno retorno é feita passo a passo. Por exemplo, começamos no capítulo «Da Redenção», onde não nomeia o eterno retorno, mas o insinua. Neste capítulo confrontam-se duas conceções de temporalidade, a que quer libertar-se do tempo indo além, para alcançar uma essência imperecível e a da vontade, que «quer retroceder». Aparece o corcunda (máscara do erudito desgostoso com o peso da história e a sua erudição), que percebe que não é a eles que Zaratustra não confessa que o tempo regressará, mas que ainda não se atreve a dizer a si mesmo.

Continue lendo

O Anjo Negro da Melancolia. Parte IV

Françoise Terseur 0 491

Nietzsche é um melancólico dionisíaco que acredita no poder libertador da vontade e do entusiasmo. O seu super homem é aquele que se recria a si mesmo, não espera o auxílio dos homens ou do céu, sobe sobre a sua própria cabeça para chegar mais alto. Este anseio de poder deixou-o de tal forma embriagado que sucumbiu à amargura da solidão e da incompreensão. No entanto, provocou um verdadeiro terramoto no seio das mentalidades vindouras. A influência de Nietzsche sobre a má consciência do Ocidente, tornou-se viral e deu lugar ao ceticismo moral e ao niilismo da modernidade.

Continue lendo

O Lado Oculto dos Filósofos

Nuno Santos 0 897

Entendemos por ‘verdadeiros filósofos’ aqueles que não se limitam ao estudo, não se limitam a ter ideias ou a formular teorias. Os ‘verdadeiros filósofos’ devem, acima de tudo, viver de acordo com os seus princípios, praticar a sua filosofia. Assim estabelecemos o ideal do ‘verdadeiro filósofo’, e por isso dizemos que a filosofia é uma forma de vida.

Continue lendo