Pressione ESC para fechar

Movimento

Um Improvável Diálogo entre a Fé e a Razão

José Antunes 0 531

Esta história que vamos contar ocorreu há muito, muito tempo, tanto que o seu final ficou escondido pelas brumas dos séculos. Deambulavam pelos caminhos do mundo a Fé e a Razão num incessante, ininterrupto e constante movimento para chegarem a todos os recantos humanos. Passavam nos mais diversos locais habitados e demoravam-se ora aqui, ora ali, com variada intensidade de tempo. Como tinham de passar em imensos lugares, viajavam ligeiras, nunca a par ou ao lado uma de outra, antes uma após outra, primeiro uma depois outra, e primeiro a outra e depois a primeira, não juntas mas sempre perseguindo-se, ora uma, ora outra. Umas vezes estavam mais próximas entre si e outras, alongando-se os caminhos, ficavam muito distanciadas. Nunca se perdiam e até pareciam que competiam entre si. Quem chega primeiro? Quem prevalece mais tempo? Qual o caminho mais curto?

Continue lendo

Construir o Futuro. Primeira Parte

Carlos Adelantado 0 791

O caminho da filosofia é longo, mas não é difícil. É um caminho de busca, de estar sempre a aprender. Gostamos de definir o filósofo como um buscador, um amante da sabedoria; o filósofo é aquele que faz perguntas sobre a vida e tenta encontrar respostas. Respostas que lhe podem ser válidas e úteis para encontrar um pouco de sentido na vida.

Continue lendo

O Movimento

Delia Steinberg Guzmán 0 595

Tudo vibra. Todo o Universo está em movimento. Embora levados pela ilusão de Maya, às vezes acreditamos sentir quietude e falta de movimento, mas tudo o que está manifestado participa desta lei da ação. Já vimos que, sabiamente disposto por Maya, cada degrau da Natureza é afetado por uma particular forma de movimento. A terra move-se sobre si mesma, ao redor do Sol, dentro da galáxia; e milhares de movimentos afetam-na no seu próprio coração de planeta. A água, o ar e o fogo movem-se na Terra, correndo, soprando, queimando… e movem-se nos seus mundos especiais de vida, emoção e mente. As pedras movem-se resistindo ao movimento, e no limite das suas forças, dilatando-se e contraindo-se. As plantas movem-se crescendo, os animais fazem-no sentindo; e os homens demonstram uma ação onde se conjuga a resistência da pedra, o crescimento da planta, a emotividade do animal e o raciocínio exclusivamente humano.

Continue lendo

O Caos

Isabel Areias 0 638

Os livros e textos sagrados que vamos conhecendo e estudando retratam sempre um momento inicial sobre o qual não existia nenhuma identificação concreta da matéria ou de uma existência em movimento. Esta ideia do “nada” ou de um “oceano primordial” assemelha-se a um estado que podemos definir como sendo o caos, um equilíbrio imóvel ou uma inércia em potência. Uma espécie de estado adormecido ou de Pralaya, tal como o útero de uma mãe aguarda algo que desperte vida no seu interior. Tesla referia que a dimensão obscura no universo está apenas adormecida, ou seja, à espera de algo que a desperte. Também o mesmo acontece no Ser Humano. No seu interior residem inúmeras zonas de matéria negra numa potência inerte à espera de algo que a torne consciente, viva e desperta.

Continue lendo

O Sentido Heroico da Vida

Carlos Adelantado 2 4875

O sentido heroico da vida é um tema que se pode encarar de muitas maneiras, e devem existir milhares de livros escritos sobre este assunto, sobre o herói, sobre os mitos heroicos. Há muitas formas de encarar este assunto, mas nós vamos fazê-lo desde um ponto de vista filosófico: cada um dirige os seus assuntos quotidianos com o que tem à mão. Nós o que temos é a filosofia, pelo que vamos falar deste tema tão atemporal, desde um ponto de vista filosófico. Imagem: A vitória. Estátua em Bruxelas, Bélgica. Pxfuel

Continue lendo