Pressione ESC para fechar

Modelo Padrão

A Trindade do Tempo, Espaço e Matéria

Anton Musulin 0 357

Os problemas vinculados com o espaço, o tempo e a matéria têm sido tradicionalmente centrais na filosofia e na ciência, desde os pré-socráticos até Kant, Bergson e Heidegger, assim como Newton, Einstein, Heisenberg e Prigogine.
Ao investigar o espaço, o tempo e a matéria, podemos colocar uma grande quantidade de perguntas que ocupam filósofos e cientistas:
O que é o tempo? É independente do sujeito e pode existir sem eventos? O tempo é circular ou linear, é homogéneo, universal, infinito? Como estão relacionados o passado, o presente e o futuro e como explicar a flecha do tempo? Porque é que o calor passa dos objetos quentes para os frios e não o contrário? E mais além é espaço ou é o tempo? O espaço é finito ou infinito e, se for finito, o que está para além das suas paredes? O espaço físico é feito de quantas (grânulos espaciais)? O que é a matéria? De que é feito o universo e porque é que as constantes universais e as leis físicas são como são? O que é que existia antes do universo? Como é que podemos conhecer o universo? As coisas são realmente como as percebemos? Porque é que existe algo em vez de nada, e qual é a causa para que o universo exista?

Continue lendo

Terão as Propriedades da Matéria a Mesma Origem?

João Porto 0 513

As partículas fermiónicas, os quarks e os electrões, aquelas constituintes das bases da matéria ordinária, manifestam as suas características porque lhe são conferidas incontornavelmente pelos Campos Quânticos. São elas a manifestação resumida da existência desses campos ou a forma que estes utilizam para conferir a existência e a realidade conhecidas. Na dimensão dos acontecimentos quânticos, todas as partículas do Modelo Padrão, os fermiões e os bosões, emergem de flutuações verificadas num campo que poderemos definir por uma região do espaço delimitada onde existem grandezas matemáticas, vectoriais e escalares, distribuídas e mensuráveis que estabelecem relações íntimas com aquele espaço por uma função de onda. Ou seja, nesta dimensão todas as partículas no estado fundamental não excitado são ondas que emergem do vazio como partículas quando transferem a sua energia. É o que faz o Grande Colisionador de Hadrões, o maior instrumento concebido pelo Homem.

Continue lendo