Pressione ESC para fechar

Labris

Mosaico de Lúcio Axio, um Mosaico Cosmogónico em Córdova

A cidade de Córdova é como uma flor com o perfume das cidades eternas. A flor de laranjeira, com o seu aroma inebriante, é uma doce recordação, todos os anos, desta verdade.
De grande importância na sua história ibérica, converteu-se na capital de Al Andaluz, talvez a maior e mais culta cidade do seu tempo, senhora do império ou califado omíada. E as escavações dos últimos anos confirmam também a sua enorme importância no período romano, como capital da Hispânia Ulterior.
No museu arqueológico da cidade, um dos seus mosaicos romanos saúda-nos pela exuberância dos seus desenhos geométricos: é o chamado mosaico de Lucius Axius. Dois pedestais também dedicados a este personagem fazem com que o identifiquem como governador da província de Chipre, e teria sido questor na província de Baetica. As duas estátuas teriam sido dedicadas, uma pelo vicus forensis e a outra pelo vicus hispanus.

Continue lendo

O Labirinto

Delia Steinberg Guzmán 0 3497

Muitas vezes, expõem-se as diferenças que existem entre o que é Mito e o que é História. Aceitamos facilmente como História todos aqueles factos que têm uma data, que aconteceram em algum lugar determinado da Terra e que se referem a personagens conhecidos; enfim, factos relevantes nos quais podemos crer porque provêm de historiadores dignos de fé. Por outro lado, falamos de Mitos como de relatos muito mais fantásticos, imprecisos no tempo, difíceis de definir e atribuídos não mais a personagens históricos e reais, mas a personagens fabulosos que, geralmente, não se sabe sequer se existiram.

Continue lendo