Pressione ESC para fechar

Itália

O Príncipe de Maquiavel

Isabel Areias 0 2

Apresentar um dos principais nomes da política no Renascimento, entendendo por política o tratamento dos assuntos da “polis” com o intuito de a harmonizar através de um Ideal que a unifique, ou como diria Platão, de um arquétipo promotor de justiça, pode ser desafiante quando falamos da obra “O Príncipe” de Maquiavel.

Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, integrou um importante momento histórico vivido no período do Renascimento entendido como a canalização de um retorno às origens e aos ideais platónicos e neoplatónicos do mundo clássico. Esta magnífica etapa do nosso movimento histórico procurou igualmente recuperar o conhecimento de uma das maiores civilizações de todos os tempos, o Egipto e a tradição Hermética, que milénios antes tinha edificado o conhecimento iniciático e mistérico, ao qual o renascimento não ficou indiferente. Estamos perante o reaparecimento dos fundamentos que alicerçaram a edificaram grandes civilizações com foco no Humanismo e na razão ética, com o paulatino afastamento do pensamento dogmático vigente até esse momento.

Continue lendo

Franco Battiato. Um Místico Contemporâneo. Parte I

Antony Capitão 0 597

Há uma Itália que conhecemos e uma Itália profundamente desconhecida entre nós, em Portugal. Por quanto o inglês seja a língua universal hoje em dia, há uma magia muito própria em conhecer outros idiomas, pois estes abrem-nos novos horizontes para toda uma vida… e dão-nos possibilidades de enriquecimento da alma que talvez nem suspeitássemos. Podemos traduzir poesia, mas nunca teremos a mesma música; podemos ver a tradução de uma letra, mas nunca terá o mesmo impacto de sabermos os contornos de uma palavra precisa numa dada língua e cultura – e assim perdemos os picos de Beleza de um outro país.

Continue lendo