Pressione ESC para fechar

Internet

A Digitalização da Sociedade

Julian Scott 0 494

Durante o período de confinamento, alguns de vocês podem ter encontrado um conto de E. M. Forster chamado “The Machine Stops” (“A Máquina Pára”, em tradução livre), que se tornou notícia devido à sua extraordinária presciência. Escrito em 1909, cinco anos antes do evento cataclísmico que foi a Primeira Guerra Mundial, o autor descreve um mundo futuro em que as pessoas se auto-isolam, comunicam entre si por meio de ecrãs e controlam o ambiente das suas células individuais pressionando botões que lhes dão sensações realistas de som, cheiro e côr.

Continue lendo

Infoxicação

Juan Martín Carpio 0 1227

Um novo dia começa. À nossa mente acodem recordações dos problemas recentes, talvez da nossa debilidade ou incapacidade para lidar com eles. Então a desorientação e o desconforto assomem ao nosso rosto.

De um modo instintivo tentamos escapar a tudo isso, quase compulsivamente ligamos a televisão, o rádio ou mais comumente o smartphone também conhecido como tonto-fone ou papagaio-fone, porque é claro, “smart” não é, pelo menos do nosso ponto de vista. Aqueles que são realmente “astutos” são os que promoveram o seu uso.

Continue lendo

Conspiração e cepticismo na internet

José Morales 2 675

O estudo comparado e as análises das fontes de informação dão-nos ferramentas eficazes para tentar encontrar um pouco de luz entre tanta escuridão. Talvez nem sempre estejamos seguros de que o que estamos a ler é certo, é uma notícia falsa ou uma teoria da conspiração, mas podemos aplicar alguns filtros para conceder veracidade ao que lemos.

Continue lendo