Em direção ao infinitamente pequeno?
Em 1960, Richard Feymann, um dos maiores físicos do século XX, ofereceu um prémio de mil dólares para quem fabricasse um micromotor que coubesse num cubo de 0,4 mm de…
Continue lendoEm 1960, Richard Feymann, um dos maiores físicos do século XX, ofereceu um prémio de mil dólares para quem fabricasse um micromotor que coubesse num cubo de 0,4 mm de…
Continue lendo“O que é maior que o Universo e mais pequeno que o mais ínfimo átomo? O que é mais duradouro que a Eternidade e mais breve que um instante?” A resposta é o NADA, ou seja, o ZERO: nele estão todos os enigmas, todas as potências e actos do passado infinito e do infinito futuro.
Continue lendoA consciência global que nos une hoje para navegar contra esta corrente de autodestruição é o melhor da nossa conquista, nasceu da capacidade que o homem tem de se levantar de novo, e isto se deve ao seu amor à vida, à sua identidade com a grande família humana, mas sobretudo o seu sonho infinito de eternidade.
Continue lendoA Escola de Chartres uniu o pensamento simbólico ao pensamento científico procurando as marcas de Deus. O simbolismo que busca as semelhanças que proporcionam as estruturas mentais e as matemáticas levam a razão a poder aceder ao inteligível e contemplar a verdade divina reflectida nesse mundo visível.
Continue lendoO navegador João de Lisboa merece o reconhecimento de grande precursor dos estudo sobre o magnetismo terrestre que foram incrementados a partir de meados do século XVI.
Continue lendoHá dois mil anos, o poeta e filósofo Lucrécio na sua Natura Rerum tinha escrito que a prova da existência dos átomos estava no movimento em ziguezague das partículas coloidais da poeira em suspensão no ar: mas poucos deram o valor devido às suas palavras.
Continue lendoA relação entre ciência e filosofia é muito importante para a descoberta da natureza dos seres, para o conhecimento, descrição e valorização da sua importância.
Continue lendo