Pressione ESC para fechar

Gilad Sommer

Crime. Poderemos Fazer Algo sobre Isto?

Gilad Sommer 0 300

Existe uma praga que está ameaçando estragos nas nossas sociedades atualmente, causando angústia, dor e medo. Não estou a falar de COVID, mas da pestilência do crime. Nos Estados Unidos tem sido um tema político para os presidentes de câmara das grandes cidades há décadas, muita reflexão e dinheiro têm sido investidos no problema, mas a solução ainda não parece estar nem um pouco mais próxima. Trata-se de um problema para o qual ainda não foi encontrada uma vacina, apesar dos aparentes esforços desenvolvidos nessa direção.

Continue lendo

Dunquerque. Viver ou Sobreviver?

Gilad Sommer 0 604

À medida que os custos de produção sobem, tanto na televisão como no cinema, parece que menos profundos vão ficando os conteúdos. Muitos filmes e programas televisivos são acerca de nada, tecnicamente excelentes, mas olvidáveis. Não é o caso de Dunkirk, o filme histórico de Christopher Nolan de 2017, que faz pensar sobre a condição humana. A sua abordagem minimalista, com uma técnica quase perfeita, dá significado a cada som, cada palavra, cada gesto, tal como na escuridão cada pequena luz faz a diferença.

Continue lendo

Um Novo Modelo de Civilização

Gilad Sommer 0 1086

Uma das coisas mais surpreendentes sobre civilizações antigas é a unidade do seu modo de vida. No Instituto de Artes de Chicago, por exemplo, há uma bela estela das ruínas maias de Calakmul, no México. Essa estela apresenta um governante na sua tarefa como sumo sacerdote, vestido com trajes cerimoniais, segurando objetos rituais e executando claramente um ritual importante. O ritual em questão, nós acreditamos que está relacionado com o fecho de um ciclo de dez anos no calendário maia, que foi medido com tal precisão, que hoje podemos determinar a data exata do ritual.

Continue lendo

Chernobyl e a Inexorabilidade do Karma

Gilad Sommer 3 1441

A minissérie de 2019 da HBO, “Chernobyl”, retrata a sua versão dos eventos que levaram ao acidente nuclear de 1986 e as suas consequências. Ao fazê-lo, apresenta uma reflexão sombria sobre a natureza da verdade e as consequências de ignorar as leis da natureza. Nesta história, o medo e a ganância – eternos inimigos da humanidade – dão as mãos para produzir um desastre cataclísmico de proporções inacreditáveis, causando imenso sofrimento e quase resultando na destruição e inabitabilidade de uma imensa faixa do planeta Terra.

Continue lendo