Pressione ESC para fechar

Educação

Necessidade de Ecologia Política

Nos últimos anos comprovamos um interesse, a nível mundial, sobre a necessidade de harmonizar o Homem com a Natureza. Antigos preconceitos “religiosos”, unidos ao crescimento deformado da nossa civilização materialista degenerada, numa adoração aberrante do técnico–artificial e de um subjetivismo desumanizado, levaram-nos a este momento histórico altamente conflituoso e asfixiante, sumamente perigoso e com pressentimentos de um futuro apocalíptico. Imagem: Palácio de São Bento, Lisboa. Casa do Parlamento Português. Creative Commons

Florence Nightingale: A dama da lâmpada

Se a enfermagem é o que é nos dias de hoje, devemos ao esforço e dedicação de Florence Nightingale, uma mulher suficientemente forte para desafiar o status social vigente na sua época e determinada em enfrentar todo o tipo de adversidade para colocar em prática aquilo que acreditava ser o melhor para a sociedade.

Weber e o despertar da vocação

Em todos os tempos o ser humano viveu o sentido da troca, a necessidade de lucro e da dependência de uma vida material. Mas aquilo que Weber definiu como o “desencantamento do mundo ocidental” nasceu da construção de uma sociedade capitalista ausente de um princípio humanizante e transcendente.