Pressione ESC para fechar

Destino

Xantipa, Arquétipo da Mulher Filósofa e da Mulher do Filósofo

Joana Simões 0 765

Era uma vez uma mulher… Seria simples? Seria quem? Seria o quê? Xantipa carrega um nome com um legado pesado. Este trabalho é uma abordagem a esta personagem histórica esquecida, só lembrada para tudo o que é negativo na mulher. Mas quem era? A única fonte aparentemente mais directa seria Platão, que, até há quem especule, teria uma paixão pela mulher do seu Mestre. Muito se especula acerca desta mulher, mas quem é ela realmente para cada um de nós? “Quem é Xantipa para mim?” Esta é uma pergunta que deveremos fazer.

Continue lendo

Hoje Vi Uma Estrela

Delia Steinberg Guzmán 0 912

Hoje vi uma estrela…
Eu vi-a com outras estrelas que Deus colocou nos homens: os olhos. E assim, entre os meus olhos e a estrela celeste, estabeleceu-se uma estranha relação de simpatia e um mesmo anseio de luz.
De imediato, apagaram-se da minha mente todos os extensos ensinamentos sobre os sóis que brilham no firmamento; sobre os anos-luz de distância que separam um astro do outro; sobre a matéria inconcebível que compõe esses mundos espaciais, e a estrela que vi assumiu a nova dimensão da Beleza. A sua mensagem não foi o simples facto matemático da sua existência dentro do grande universo.

Continue lendo

O Problema do Pensamento Positivo

Fátima Gordillo 0 635

Não deixa de ser irónico que o pensamento positivo, com o seu otimismo à prova de bombas, se encontre por trás da crise económica de 2008. O grande golpe da bolha imobiliária nos EUA foi algo que foi visto chegar, mas sobre o qual ninguém se atreveu a falar porque “ninguém gosta de ser desmancha-prazeres”.

Continue lendo