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Confúcio

A Função Mágica dos Rituais e Cerimónias

Julian Scott 0 655

De um ponto de vista esotérico, um ritual depende da existência da dimensão invisível. Esta dimensão invisível é constituída por um aspeto espiritual-mental, que é o domínio dos arquétipos ou seres vivos de ideias de que falam os platonistas; e por um aspeto astral, que é um mundo intermédio entre o espírito e a matéria, tal como a imaginação é a ligação entre o mundo das ideias e o mundo físico. Nesta visão, o mundo invisível existe, o mundo material reflete. O visível é a sombra do invisível.
Um ritual ou uma cerimónia é uma reconstituição da criação do mundo, uma oportunidade para se ligar às forças criadoras das origens e, assim, recomeçar, regenerar-se e emergir renovado. Um exemplo disto é o rito do batismo, que consiste em ser imerso nas águas primordiais, sofrer o Dilúvio e ressurgir no monte primordial de uma nova criação. Uma outra forma de encarar o ritual é vê-lo como uma porta para a dimensão invisível, um meio de acesso ao sagrado. E é por isso que os rituais são necessários, porque o invisível é, pela sua própria natureza, de difícil acesso para nós, prisioneiros como somos da carne e da matéria. Por isso, precisamos de ferramentas e dispositivos especiais para nos ajudar a alcançá-lo. Essas ferramentas são os símbolos, os mitos e os rituais.

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A Revolução do Século XXI

Carlos Adelantado Puchal 1 459

No panorama humano do nosso novo milénio, parece necessária uma revolução para o positivo. Uma revolução que envolva diferentes gerações e que a sustente no tempo, capaz de semear uma ética profunda e de colher no futuro, frutos mais conformes à dignidade humana do que os oferecidos pelo nosso presente. O futuro é sempre incerto. A única coisa certa é que ele é condicionado pelo passado. Desde a China antiga, com os pensadores da era pré-Han (séculos V-III a.C.), o conceito de revolução foi definido como mudança violenta. No pensamento de Confúcio, o conceito implicava uma transformação do espaço e, mais tarde, ao abranger também o tempo, chegamos à revolução sem tempo, da qual Mao Tsé-Tung teria esboçado alguns elementos e que Ho Chi Ming (aquele que ilumina) teria expressado melhor. Trata-se de fazer com que a revolução não se limite a um lugar, mas seja transferida para muitos outros lugares com a participação de diferentes gerações que prolongam o seu tempo de vida. E hoje, no dealbar do século XXI, volta-se a falar de revolução: social, política, económica, artística, etc., mas num ambiente bastante obscurecido e confuso.

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Confúcio, Sabedoria, Ideias e Grandeza de Alma

Rita de Cássia 0 635

Ao decidir fazer o trabalho com este tema quero contribuir para um bom aproveitamento dos que são pedagogos, para enriquecer os conhecimentos acerca do conteúdo abordado e também com o objetivo de apresentar alguns aspetos sobre o pouco que sabemos da vida, da obra e dos ensinamentos deste Grande filósofo que foi Confúcio, o seu legado agrega muito valor a qualquer um que queira beber de sua fonte, pois foi uma das suas características, levar o conhecimento a todos, sem distinção, estabeleceu uma verdadeira fraternidade.
Contaremos um pouco sobre sua vida, seus ensinamentos, seus discípulos, como viveu e como morreu. O que sua filosofia de vida enfatizava na questão moral, política e social. A sua influência na sociedade em que viveu, seus interesses e ideias notáveis. Os valores que deixou tanto para sua época quanto para os dias de hoje, muito embora sabemos que tudo o que foi escrito sobre ele foi quase quatro séculos após a sua morte. Sabemos também, que quando vamos estudar estes grandes seres que agregam valor e sabedoria à história humana, muitos dos factos, dados históricos e como viveram fazem parte de lendas que se criam ao redor deles.

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O Coração de Jade da Antiga Hattusa

José Carlos Fernández 0 1095

Viajar para o coração do Império Hitita, para a cidade de Hattusa é uma experiência formidável. Encravada no centro da Anatólia, entre montanhas e penhascos que surgem do altiplano, centenas de templos (dos quais quase não há vestígios) e residências oficiais se estendem por uma área de mais de 2 quilómetros quadrados. Na época hitita, e já na sua decadência, foi devastada por um incêndio, por volta do ano 1.178 a.C. e sobre as suas ruínas se ergueu uma nova luvita ou cidade neo-hitita.

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Séneca e a Educação dos Príncipes

José Carlos Fernández 0 1765

Há muitos anos, numa aula com o professor Jorge Ángel Livraga (1930-1991), surgiu uma questão sobre a natureza do programa escolástico que seguíamos na Nova Acrópole, que não é só intelectual, mas também de desenvolvimento de valores morais. E ele respondeu, com toda a naturalidade, “claro, porque vós (…) estão a receber uma educação de príncipes”. Essa afirmação, com a espontaneidade e total convicção com que o disse, impressionou-me vivamente…

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