Pressione ESC para fechar

China

Confúcio, Sabedoria, Ideias e Grandeza de Alma

Rita de Cássia 0 250

Ao decidir fazer o trabalho com este tema quero contribuir para um bom aproveitamento dos que são pedagogos, para enriquecer os conhecimentos acerca do conteúdo abordado e também com o objetivo de apresentar alguns aspetos sobre o pouco que sabemos da vida, da obra e dos ensinamentos deste Grande filósofo que foi Confúcio, o seu legado agrega muito valor a qualquer um que queira beber de sua fonte, pois foi uma das suas características, levar o conhecimento a todos, sem distinção, estabeleceu uma verdadeira fraternidade.
Contaremos um pouco sobre sua vida, seus ensinamentos, seus discípulos, como viveu e como morreu. O que sua filosofia de vida enfatizava na questão moral, política e social. A sua influência na sociedade em que viveu, seus interesses e ideias notáveis. Os valores que deixou tanto para sua época quanto para os dias de hoje, muito embora sabemos que tudo o que foi escrito sobre ele foi quase quatro séculos após a sua morte. Sabemos também, que quando vamos estudar estes grandes seres que agregam valor e sabedoria à história humana, muitos dos factos, dados históricos e como viveram fazem parte de lendas que se criam ao redor deles.

Continue lendo

A Energia da Natureza, Chi e Música na China

Victoria Calle 0 1049

Na China antiga e semelhante à ideia de som como potência, surge o conceito de chi. Foi definido como “energia”, “alento vital” ou expressão do éter ou quinto princípio, relacionado com a “respiração” e “espírito” (também em latim espírito significa alento). O Chi é uma energia estreitamente ligada à vida e à consciência e que pode afetar diretamente a energia física e a matéria em geral. O chi flui, está estruturado, é coerente. Mas, no entanto, não tem limites e carece de forma. Para os antigos chineses, o conceito de chi é fundamental para a compreensão da Natureza, da Vida e do Cosmos. Intimamente relacionado com ele estavam os fenómenos de tom, timbre e ressonância.

Continue lendo

Os Grandes Ciclos Estelares. Primeira Parte

O que é isto de falar dos grandes ciclos estelares em pleno século XXI? Isso soa a Astrologia e, de facto, quero referir-me hoje a alguns antigos princípios desta antiga ciência. Não será uma conversa sobre astrologia, nem sobre a forma como essa disciplina foi desenvolvida na antiguidade, ou sobre o que ela buscou ou pretendia em geral, uma vez que de tudo isso, mal ou bem, sabemos algo; mas vamos tocar noutros aspectos daquela antiga Astrologia que, embora não lhe chamemos assim, ainda nos interessa. Alguns destes aspetos foram mencionados no título desta conferência: ciclos, grandes ciclos, períodos maiores ou menores, repetições que nos levam ao longo da vida, tanto individual quanto histórica, a passar por situações semelhantes que poderíamos ou não prevenir de acordo com a maior ou menor habilidade com que focamos estes períodos.

Continue lendo