Pressione ESC para fechar

Carlos Adelantado

Diretor Internacional da Nova Acrópole

O Desafio da Convivência. Primeira Parte

Carlos Adelantado 0 629

Somos seres sociais. Não sabemos muito bem a origem das sociedades; e não sabemos porque, por mais que recuemos no tempo, por mais que façamos descobertas cada vez mais antigas sobre a origem dos seres humanos, vamos perceber que os seres humanos já vivem em sociedade, já formam grupos humanos, desde os seus primórdios. Sem ir mais longe, aqui em Espanha temos o sítio pré-histórico de Atapuerca, e estamos a falar de centenas de milhares ou talvez milhões de anos de antiguidade. Mas estes humanos ou restos humanos que encontrámos em Atapuerca já vivem em comunidade, já são seres sociais. Talvez seja porque os “filhotes” humanos precisem da proteção da família. Não somos como o resto dos animais que em pouquíssimo tempo podem defender-se, mais ou menos, sozinhos.

Continue lendo

A Influência da Beleza no Carácter

Carlos Adelantado 0 1059

O nosso ponto de partida filosófico é o reconhecimento de que tudo o que existe está relacionado de alguma maneira, e aceitamos que existem caminhos que podem ser percorridos do invisível para o visível, e vice-versa. Assim é na questão que nos ocupa. Fazendo-me eco do pensamento clássico na antiguidade, tenho a certeza de que não estavam errados ao afirmar que se um ser humano vive rodeado de beleza, a sua alma será cada vez mais bela nas suas expressões que serão objectivamente reflectidas nos seus actos, nas suas palavras, em suma na sua presença. Tenho consciência de que hoje está na moda a fealdade, e isto dá-me alguma tranquilidade, porque nada mais é do que isso: uma moda, cujo momento de ebulição passará mais ou menos em breve. Concretamente, o que é preciso a uma geração de intelectuais para ser exposta na sua pomposa superficialidade.

Continue lendo

As Idades do Medo

Todas as coisas que existem, objetivas e subjetivas, têm o seu momento e o seu lugar para se manifestar, e assim o fazem. Se o interiorizamos, encontraremos um ponto de apoio para construir as nossas ações e reações. E num mundo tão mutante não é supérfluo ter uma referência inicial que coloque a nossa consciência num presente aceito. Não é absurdo pensar, então, que percorremos a vida na companhia de inseparáveis companheiros ​​na forma de medos e esperanças.

Continue lendo

É bom Recordar o Passado?

Carlos Adelantado 0 699

Os povos que esquecem a sua história estão condenados a repeti-la.
Esta é uma questão que, simplesmente jogada na arena da opinião, pode levar à adopção das mais variadas posições dialéticas, sejam de natureza pró-futurista ou de índole conservadora, passando por um presente palpável, avassalador e “real”.
Isso é inevitável.

Continue lendo

Construir o Futuro. Segunda Parte

Carlos Adelantado 0 465

Do ponto de vista filosófico, a história passada pode ser um pedestal sobre o qual nos apoiamos para nos lançarmos no futuro, pode ser um motor, algo que pode nos dar impulso, que pode nos ajudar a aprender … A nível coletivo, a história também nos mostra que todos os processos pelos quais a humanidade passou estão a permanecer em nós. Algo permanece em nós da rebelião de todas as revoluções que a humanidade sofreu. Algo permanece em nós, mesmo que não estivéssemos naquela época, ou naquele momento, ou naquele lugar, de todo o esforço que foi feito para erradicar a escravatura no mundo. Algo permanece em nós como nómadas, gostamos ir de um lugar para outro com os olhos fixos no horizonte. Algo permanece em nós de sedentários também, e gostamos ter um lugar para onde sempre voltar, onde possamos descansar das fadigas da vida.

Continue lendo

Construir o Futuro. Primeira Parte

Carlos Adelantado 0 664

O caminho da filosofia é longo, mas não é difícil. É um caminho de busca, de estar sempre a aprender. Gostamos de definir o filósofo como um buscador, um amante da sabedoria; o filósofo é aquele que faz perguntas sobre a vida e tenta encontrar respostas. Respostas que lhe podem ser válidas e úteis para encontrar um pouco de sentido na vida.

Continue lendo

O medo e as Etapas da Vida

Carlos Adelantado 0 1167

Vivemos no mundo do laser, dos aceleradores de partículas, da transmissão de imagens por satélite, dos grandes computadores e dos microchips e de outras muitas coisas tão particulares desta época.

Mas, ao mesmo tempo, vivemos com nossos desejos, paixões, defeitos e virtudes, com nossos medos universais e atemporais, próprios de todo ser humano e de toda época.

Continue lendo

A Linguagem das Pedras

Carlos Adelantado 0 1255

Quando a noite esconde as nossas casas no seu seio, aparecem no firmamento essas pequenas luzes a que chamamos estrelas, e pensamos… quão imenso é o universo! Quanta majestade contém o seu mistério! E caminhamos lentamente, com um resignado caminhar de impotência. Um pequeno seixo ocupa exatamente o lugar onde decidimos ir, e um pontapé é mais do que suficiente para o empurrar a vários metros de distância. É um pormenor sem importância que já repetimos inúmeras vezes. No entanto, na pequena pedra está encerrado, nada mais nada menos que o mistério do universo. Imagem: Arquitetura. Pixabay

Continue lendo

O Sentido Heroico da Vida

Carlos Adelantado 2 4447

O sentido heroico da vida é um tema que se pode encarar de muitas maneiras, e devem existir milhares de livros escritos sobre este assunto, sobre o herói, sobre os mitos heroicos. Há muitas formas de encarar este assunto, mas nós vamos fazê-lo desde um ponto de vista filosófico: cada um dirige os seus assuntos quotidianos com o que tem à mão. Nós o que temos é a filosofia, pelo que vamos falar deste tema tão atemporal, desde um ponto de vista filosófico. Imagem: A vitória. Estátua em Bruxelas, Bélgica. Pxfuel

Continue lendo