Pressione ESC para fechar

Biologia

As Radiações Eletromagnéticas e a Saúde: O Efeito da Eletrónica. Primeira Parte

Dr. Gustavo Porras 0 160

Vivemos imersos num oceano de radiações eletromagnéticas contínuas, incessantes e impercetíveis; algumas são de causas naturais e outras são produzidas pelo ser humano. A afetação que estas têm na saúde humana constitui uma questão controversa no campo da ciência, devido às radiações eletromagnéticas poderem ter ou não, efeitos biológicos demonstráveis.

Alguns efeitos biológicos podem ser inócuos, como a radiação solar; outros, pelo contrário, podem desencadear doenças como o cancro, a esterilidade e outras menos conhecidas. Um exemplo estudado há muitos anos, foi sobre os primeiros operadores de radares, durante a Segunda Guerra Mundial, que desenvolveram distintos tipos de cancro, e para além disso, tornaram-se estéreis, obrigando à tomada de medidas de proteção.

A espécie humana vive num manancial eletromagnético natural, como o campo geomagnético e os fenómenos atmosféricos, gerados no Sol e na estrutura interna da Terra, para nomear apenas dois deles. Agora devem-se juntar os produzidos pelo Homem. Em princípio, estes estavam relacionados com as torres elétricas, torres de transmissão de rádio, alguns aparelhos eletrodomésticos, usos industriais específicos e radares. Nos últimos anos, há um incremento, sem precedentes, de fontes de campos eletromagnéticos utilizados para diferentes fins.

Continue lendo

Uma Terceira Via para a Evolução. A Grande Aposta de Máximo Sandín

Isabel Pérez Arellano 0 873

A biologia e a antropologia passaram por uma grande transformação nos últimos cinquenta anos. A biologia vem incorporando avanços em diferentes campos, como a genética, a biologia molecular, a biotecnologia… gerando um corpo de descobertas romanceadas que, por inércia, continuaram a ser incluídas dentro dos modelos teóricos existentes. A antropologia sofreu um aumento espectacular de descobertas e fósseis, o que dificulta a sustentação das teorias que nasceram no final do século XIX sobre a origem do homem, mais tarde englobadas dentro do neodarwinismo.

Continue lendo

A vida extraordinária das plantas

José Ramos 0 1723

Conheça as descobertas científicas sobre a inteligência e comunicação no mundo vegetal. Para nós as árvores não têm olhos, ouvidos, coração, voz, nervos, pulmões, intestinos, sangue, cérebro, no entanto isso não é totalmente certo. As árvores são mais parecidas a nós do que pensamos, mas não do modo que poderíamos esperar.

Continue lendo

A Sabedoria dos Animais

Françoise Terseur 0 1581

Se conseguirmos desenvolver a união entre a inteligência e o amor, a ciência da Natureza e a sabedoria da vida, estaremos mais perto de recriar um novo paraíso na Terra; os nossos voluntários de quatro patas, de barbatanas ou de asas estão connosco nesta imperiosa mudança para a Nova Era, e com eles aprenderemos com certeza a tornarmo-nos mais humanos.

Continue lendo