Pressione ESC para fechar

Beleza

Hoje Vi Uma Estrela

Delia Steinberg Guzmán 0 912

Hoje vi uma estrela…
Eu vi-a com outras estrelas que Deus colocou nos homens: os olhos. E assim, entre os meus olhos e a estrela celeste, estabeleceu-se uma estranha relação de simpatia e um mesmo anseio de luz.
De imediato, apagaram-se da minha mente todos os extensos ensinamentos sobre os sóis que brilham no firmamento; sobre os anos-luz de distância que separam um astro do outro; sobre a matéria inconcebível que compõe esses mundos espaciais, e a estrela que vi assumiu a nova dimensão da Beleza. A sua mensagem não foi o simples facto matemático da sua existência dentro do grande universo.

Continue lendo

A Influência da Beleza no Carácter

Carlos Adelantado 0 1439

O nosso ponto de partida filosófico é o reconhecimento de que tudo o que existe está relacionado de alguma maneira, e aceitamos que existem caminhos que podem ser percorridos do invisível para o visível, e vice-versa. Assim é na questão que nos ocupa. Fazendo-me eco do pensamento clássico na antiguidade, tenho a certeza de que não estavam errados ao afirmar que se um ser humano vive rodeado de beleza, a sua alma será cada vez mais bela nas suas expressões que serão objectivamente reflectidas nos seus actos, nas suas palavras, em suma na sua presença. Tenho consciência de que hoje está na moda a fealdade, e isto dá-me alguma tranquilidade, porque nada mais é do que isso: uma moda, cujo momento de ebulição passará mais ou menos em breve. Concretamente, o que é preciso a uma geração de intelectuais para ser exposta na sua pomposa superficialidade.

Continue lendo

Da Poesia e do que É um Poeta

Antony Capitão 0 626

A poesia é um mistério, uma clarividência, uma sombra e uma ascese – é um degrau, uma tentativa, um exercício. Toda a verdadeira poesia deixa em nós um toque muito leve de algo longínquo e esquecido, de algo que se sente e se sabe e quase não se expressa; é uma pegada angelical que marca o mundo com o fogo da mais alta Beleza que lhe imprime. O que haverá no som e no ritmo que tanto parece extasiar-nos como elevar-nos aos poucos a regiões mais claras e luminosas? O poeta, claro está, é uma espécie de sacerdote; por vezes um pontífice desarranjado, com um grande apelo claro e sem clareza.

Continue lendo

Entrevista Delia Steinberg Guzmán, Presidente Honorária da Nova Acrópole

Delia Steinberg Guzmán 0 733

Em 1991, Délia Steinberg tomou posse como Presidente da Nova Acrópole após o falecimento do professor Jorge Angel Livraga Rizzi, seu fundador, com quem colaborou muito estreitamente durante mais de vinte anos de discipulado. Actualmente é Presidente honorífica da Organização Internacional Nova Acrópole. Sob a sua direcção, a Nova Acrópole expandiu-se nos cinco continentes, levando a Filosofia à maneira clássica a todo o tipo de pessoas. Este desenvolvimento foi obtido através dos programas filosóficos, culturais e de voluntariado, dando novos enfoques e também aprofundando a identidade da Nova Acrópole definida nos seus princípios fundacionais. Milhares de membros acropolitanos, amigos, colaboradores, em todo o mundo, demonstram que as respostas filosóficas da Nova Acrópole para estes tempos complexos são válidas e necessárias, pois baseiam-se na sabedoria intemporal que iluminou a humanidade nos momentos mais difíceis.

Continue lendo

Inteligência Estética

Sabine Leitner 0 524

Todos nós, provavelmente, ouvimos falar de diferentes tipos de inteligência: corporal-cinestésica, verbal, lógico-matemática e, ultimamente, também de inteligência emocional e até espiritual. Recentemente deparei-me com o termo inteligência estética e…

Continue lendo

O Anjo Negro da Melancolia. Parte II

Françoise Terseur 0 515

Os planetas que na astrologia tradicional interagem com a vida na Terra, influenciam todos os processos de desenvolvimento da matéria cósmica que, no laboratório da ciência alquímica, é associada ao chumbo ou matéria negra. Esta pedra filosofal sofre as dores do parto para resgatar a sua essência espiritual, pura Luz incolor que irá insuflar a alma caída na negrura da terra saturnina, o esplendor da sua coroa solar.

Continue lendo

A Filosofia da Arte

Uma das situações mais confusas que enfrenta a filosofia académica actual é a dos propósitos da filosofia da arte, ou seja, perante uma obra artística, como um poema, ou uma escultura, ou uma catedral, uma dança ou uma interpretação musical, qual será a missão da filosofia. É o mesmo que perguntar como deve enfrentar o pensamento as questões sobre a beleza. Do pensamento são os limites, as formas, as classificações e as comparações. Da beleza é a experiência, o inexpressável e o espírito subtil que escapa a todas as definições.

Continue lendo

O Mês de Abril

Abril é o mês por excelência da primavera. Embora tenha nascido em março, é em Abril que ela se manifesta na sua delicada plenitude.
Abril é o mês da vida. Embora, para a existência eterna, não haja vida nem morte, mas extremos visíveis e invisíveis da mesma cadeia, em Abril, essa corrente perpétua torna-se evidente para os seres, e assume o significado penetrando através dos sentidos humanos.

Continue lendo

Psiké: A História da Alma Humana

Isabel Areias 0 1243

Os mitos contêm no seu interior a capacidade de transportar o ser humano para uma maior compreensão da sua natureza mais profunda. Narrado sobre uma linha de tempo que nos transpõe, os mitos retratam histórias cujo cenário apenas podemos encontrar dentro de nós. Existe assim uma diferença entre História e Mito. O primeiro narra os acontecimentos ocorridos no plano cronológico, físico e terreno. O segundo narra os acontecimentos dentro de um plano transcendente e metafísico. A História conta a história da existência humana. Os mitos contam a história da alma humana.

Continue lendo

Inteligência Estética. Um Fator de Equilíbrio.

Quando falamos de equilíbrio ou de harmonia, do que falamos? Quando falamos de estética, a que no referimos? Estética, beleza, harmonia, equilíbrio, arte. São palavras que de alguma forma estão relacionadas, unidas, guardadas uma dentro da outra como numa boneca russa (matrioshka) que guarda dentro de si outra mais pequena, e, assim, até chegar à de menor tamanho, mas a mais importante, porque cria o modelo ou molde para todas as outras. Imagem: Apolo e as nove musas. Domínio Público

Continue lendo

Artistas e Artesãos

Jorge Ángel Livraga 0 1837

O artista é um pontífice. É uma ponte, uma ligação, uma relação entre o mundo invisível e o mundo visível. É aquele capaz de interpretar o secreto, o oculto, o que vulgarmente não se vê, e o traz ao nosso mundo, na forma de música, pintura, escultura, arquitetura, para que todos possamos participar dele.

Continue lendo