Pressione ESC para fechar

Átila Soares da Costa Filho

O Mestre e o Aprendiz

Notável em praticamente cada polegada de execução, obra-prima dentre todas, a  Mona Lisa, além da alta técnica com que foi construída, registra um tratamento a seus elementos principais consoante ao melhor do estilo do génio Leonardo da Vinci. Aquele clima etéreo que tanto marcara sua produção, aqui se verifica, pela primeira vez, em grande versão turbinada: aplicando-se a técnica do sfumato em seu nível mais avançado, emprestou assombrosa aura de mistério à composição.

Continue lendo

Mãe e Filho: Um só Corpo.

Michelangelo e os Mistérios da Maternidade Divina

É uma discussão que atravessa três milênios, aquela sobre a real natureza da concepção virginal de Maria de Nazaré, e em até que ponto a existência carnal de Jesus a deva o mérito da genética. Uma das mais aceitas visões cristãs sobre o fenômeno entende que coubera apenas à Maria a transmissão do elemento corpóreo a seu filho, Jesus. Em sendo assim, ele seria, cromossomicamente, a versão biologicamente masculina de sua mãe. Sobre esta questão, eu cheguei a desenvolver em 2021 um projeto envolvendo inteligência artificial a reproduzir como seria o rosto da Virgem a partir da reconstrução do de seu filho, segundo as marcas do Santo Sudário de Turim.

Continue lendo

A Ceia era a Relíquia

Após revelar como seria o verdadeiro rosto da Virgem Maria a partir do Santo Sudário, o designer e especialista em História e Arqueologia , natural de Niterói (RJ), Átila Soares da Costa Filho, revela um surpreendente (novo) achado. Também relacionado à relíquia, assim como ao maior gênio da História, desta vez, o feito foi sobre nada mais nada menos que a célebre ÚLTIMA CEIA. Segundo Átila, o mural executado por Leonardo em 1498 para o refeitório da Igreja de Santa Maria delle Grazie (Milão), também poderá guardar um elemento oculto reafirmando uma proximidade entre o artista e o maior tesouro da cristandade de todos os tempos, o Santo Sudário – o tecido de linho que teria envolvido o corpo de Jesus, após a morte, e gravado sua imagem durante a ressurreição.

Continue lendo

A Infância da Mãe de Jesus
Recriando Maria Menina

Se já nos é bem difícil o acesso às elusivas informações históricas sobre a pessoa de Jesus Cristo, mais ainda o é no caso de sua mãe… e mais ainda desta enquanto criança. Tarefa tão árdua que a própria devoção à figura de Nossa Senhora Menina, mesmo mundialmente, não alcança o status que nos acostumamos a ver em centenas de outras manifestações. Sendo os escritos apócrifos descartados enquanto fontes historicamente confiáveis (o Proto-Evangelho de Tiago é um bom exemplo), o que nos resta é enquadrarmos sua realidade no que sabemos sobre o padrão de vida de uma menina palestina às portas do primeiro século. Muito provavelmente, a pequena “Míriam” não deverá fugir deste cenário. Porém, o fato é que a imagem da “menina” nas manifestações católicas assumiu seus próprios contornos, e encontramos ao norte da Itália sua expressão mais emblemática.

Continue lendo

Código da Vinci da Vida Real?

Foi há quase um ano que o agora denominado “Ritratto di Lecco” (outrora “Cristo di Lecco”) começou a ser centro de uma bateria de análises desde o município lombardo de mesmo nome, provocando toda sorte de reações no meio acadêmico o quanto se pode imaginar. Este pedaço de papel, medindo 24 x 16,8 cm e 0,02 cm de espessura, com a imagem do rosto em ¾ de um homem de cabelos e barba longos, parece fazer alusão à figura clássica do Cristo, mas o curioso é que também nos leva à grandeza e dignidade da mítica “Mona Lisa”. De fato, tanto o ângulo quanto a firmeza da personalidade transmitidos no olhar daquela figura ao contemplador nos farão lembrar o famoso autorretrato de Turim de Leonardo da Vinci.

Continue lendo