Pressione ESC para fechar

América Latina

1492: O Latido da América

Jorge Ángel Livraga 0 283

Por vezes, quando se mergulha na História, parece como se houvesse um grande diretor de orquestra marcando a entrada de um instrumento ou de uma voz. Não pensamos que os acontecimentos históricos sejam casuais, mas que tudo obedece a um ritmo secreto, profundo, que existe nas coisas.
Mais do que um descobrimento da América, eu falaria de uma integração da América na imagem do mundo. Porque é muito provável que o conhecimento do continente americano já existisse muito antes da época de Colon. Mesmo os navios utilizados não eram superiores ao que puderam ser os navios romanos que levavam o trigo do Egito para Roma. Não havia uma verdadeira superioridade.
Alguém que conheça o tema, pensará que os navios antigos tinham dois timões de popa e não um. Isso não é nem uma vantagem, nem uma desvantagem; um navio pode ser governado igualmente com timões laterais ou com um timão de popa. Este aparece também em algumas gravuras de pequenos navios em Pompeia e Herculano. Entre os etruscos, vemos grandes veleiros de três mastros com timão de popa, ou seja, os navios antigos podem bem ter cruzado o mar.

Continue lendo

Alonso de la Vera Cruz: O Despertar da Filosofia na América

Todos conhecemos alguns filósofos da época renascentista, personalidades como Gemistos Pletón, Marsilio Ficino, Thomas Moro ou mesmo Maquiavel. No entanto, não são tão conhecidos os filósofos espanhóis daquela época, e houve-os. É verdade que, em geral, seguiram as linhas já estabelecidas, ampliando os modelos e abordagens da escolástica medieval, mas foram abundantes e alguns de grande relevância.

Continue lendo